A sério que a sua empresa ainda não usa esta ferramenta?

Podcast: uma ferramenta de comunicação muito fácil de implementar

Apesar do baixo custo e da execução simples, um podcast pode ser uma ferramenta muito potente para a comunicação da sua empresa. Além de lhe dar notoriedade e posicionar a sua marca como autoridade no que faz, ainda é um ótimo instrumento de networking. Quando conta lançar o seu?

A revolução digital trouxe para as empresas de todas as dimensões uma oportunidade sem tamanho.

Em vez de dependerem só dos media para comunicar, podem criar os seus próprios media. A um custo ridiculamente baixo, principalmente tendo em conta as vantagens.

Webcast Yunit Consulting

O webcast da Yunit Consulting junta, a cada 15 dias, um dos sócios da Yunit e um empresário convidado. A conversa, num tom descontraído e informal, costuma ser sobre os desafios das PME. Neste episódio, Ricardo Gonçalves Pereira (CEO/Sócio Yunit Consulting) conversa com Carlos Gonçalves, da Mendes Gonçalves, sobre a sua recente mudança de funções de CEO para Gestor de Sonhos e Instabilidade.

Uma das formas mais óbvias é criar um podcast: uma espécie de programa de rádio, só que sem precisar da rádio. E com conteúdo feito à medida para os únicos ouvintes que interessam à sua empresa: os seus potenciais clientes, colaboradores, parceiros de negócio, ou qualquer outro interveniente importante do seu mercado.

O podcast dos Heróis PME

Um programa deste tipo é o que está a ser feito, por exemplo, pela Yunit Consulting, com a ajuda da Hamlet, no âmbito do prémio Heróis PME.

A ideia é simples, tanto de explicar como de executar. Cada 15 dias, um dos sócios da Yunit Consulting entrevista um convidado sobre os desafios das pequenas e médias empresas.

Os primeiros entrevistados foram alguns dos vencedores da 1ª edição do prémio. Os próximos serão outros empresários e gestores, não só de PME como de empresas maiores. Mas também haverá outros convidados: especialistas em áreas importantes para a gestão, dirigentes de associações… A única exigência é que a conversa seja realmente útil para quem assiste.

Universidade B2B

A sua empresa vende a outras empresas ou a profissionais? Então subscreva a newsletter da Universidade B2B, a sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.

O podcast dos Heróis PME tem por trás algum custo, quer na produção, quer para ser promovido nos canais digitais. Também implica, como é óbvio, um bom trabalho de preparação, que é o que garante a qualidade do conteúdo.

Mas é um esforço realmente reduzido face aos benefícios. O podcast reforça a notoriedade e reputação tanto da marca como dos seus dirigentes – o Bernardo Maciel e o Ricardo Gonçalves Pereira. É o exemplo perfeito da comunicação que não se limita a ser marketing: já é, em si mesma, uma prestação de serviço. E permite à Yunit Consulting estreitar laços não só com quem ouve o programa, mas com os próprios entrevistados.

Um modelo win, win, win

Neste formato de podcast, outra vantagem é que os convidados naturalmente difundirão os episódios onde puderem: nas redes sociais, por email, nos seus sites e blogs. É um modelo em que todos ganham: o entrevistado, porque tem um conteúdo útil para divulgara; o seu público-alvo, que recebe informação valiosa; e, é claro, a sua empresa, que passa a ter o seu próprio canal de comnicação.

Quando penso que ferramentas de comunicação tão fáceis de implementar são ignoradas por tantas empresas, que assim não dão a conhecer nem o que são nem o que sabem, por um lado fico triste.

Mas, para si, é uma boa notícia. Em língua portuguesa ainda há pouquíssimos podcasts de empresas, principalmente bem feitos. Dica: seja um dos primeiros a aproveitar esta oportunidade, e terá imenso espaço livre para construir, com relativamente pouco esforço, a reputação da sua marca.

E, se precisar de uma ajuda, a Hamlet está aqui para isso.

A sua comunicação digital é eficaz?

Jayme Kopke