O caso de sucesso que todos os empreendedores deviam conhecer

crescimento

Enquanto profissional de comunicação de marketing, há algumas ferramentas sem as quais pura e simplesmente não podia fazer o meu trabalho. Poupam tempo, recursos e ajudam a manter a organização (e a sanidade). Uma dessas ferramentas é o Slack.

Slack é um software que simplifica a comunicação interna numa empresa. Menos reuniões, menos emails, montes de aplicações e integrações, comunicação escrita, áudio e vídeo são algumas das promessas. Pessoalmente, valorizo bastante a criação de uma memória coletiva, onde toda a informação de cada projecto fica centralizada e acessível.

A sua comunicação digital é eficaz?

É, em conjunto com o Trello, a minha ferramenta de gestão de projetos preferida. Mas não sou só eu: Ebay, Samsung, Pandora, Linkedin ou Airbnb são algumas das empresas que não dispensam o software.

Provavelmente já ouviu falar do Slack, e se calhar até sabe que é um caso de sucesso no mundo do SaaS (software as a service). Mas sabia que:

  • Nunca uma empresa de SaaS cresceu tão rápido.
  • A sua valorização foi de 0 a 4 mil milhões de $ em apenas 4 anos
  • Consegue 1 milhão de $ em novos contratos a cada 11 dias
  • O seu software é utilizado por 77% das empresas da lista Fortune 100

E podia continuar. Há muitos outros indicadores que colocam o Slack como um tremendo caso de sucesso. E um objecto de estudo muito interessante para qualquer empreendedor.

Dito isso, partilho consigo o caso de estudo detalhado, que recebi da equipa do SUMO (outra ferramenta muito interessante, por sinal).

Sobre este conteúdo

Aqui na Hamlet estamos sempre à procura de ferramentas que, de alguma forma, facilitem o nosso trabalho. Espero que este exemplo seja útil também para si.

E, já agora, não nos quer dar a sua opinião? Usa, não usa, gosta, não gosta, tem outras ferramentas que façam o mesmo? E em relação ao caso de estudo, que ideias pode tirar dali para o seu negócio? Diga de sua justiça.

Rui Lourenço